Essa breve biografia apresenta o autor deste site.

Kurt é casado, pai de uma menina e de um menino, gosta de praia,  natação, Rock’n Roll, música clássica, moda de viola, e, quando pode, toca um pouquinho de violão.  Adora degustar boa comida e bebidas artesanais e regionais “moderadamente”.

É Engenheiro Civil formado pela FEI  (Faculdade de Engenharia Industrial, de São Bernardo do Campo) em 1994 e sua experiência profissional transita por projetos Geotécnicos, de Fundações,  de Estruturas e Topografia, Gestão e execução de obras de portes diversos, entre os anos de 1994 e 2002, ano este em que assumiu a Chefia do Departamento de Engenharia Civil do Centro Universitário FEI.

Fez Mestrado e Doutorado em Engenharia de Solos e Fundações pela EPUSP, respectivamente em 2000 e 2010, ambos orientados pelo Prof. Faiçal Massad, a quem admira muito. Sua área de pesquisa principal é sobre fundações por estacas, particularmente sobre os modelos matemáticos de análise da transferência de carga da estaca para o solo. 

Tem interesse e orienta projetos de Iniciação Científica sobre modelos físicos de estruturas e fundações e sua comparação com os modelos matemáticos. 

Atualmente (desde 2016) tem aprofundado a aplicação da Estatística e da Probabilidade aos meus modelos matemáticos, inspirado pelos Professores Waldemar Hachich  (EPUSP) e Nelson Aoki (EESC-USP). 

Tem avançado em estudos multidisciplinares de linguagens de programação diversas (desde Pascal, Delphi, VisualBasic, Javascript, C++, Java, etc) e também das específicas para análise de BigData  (Python e R), com aplicação a bancos de dados obtidos por instrumentação IoT (Internet das Coisas) em tempo real. Vem iniciando aplicações destas análises a Estabilidade de Taludes e Encostas, formatando um projeto de Extensão Universitária interinstitucional. 

É professor do Centro Universitário FEI  (de São Bernardo do Campo-SP) desde 1997 atuando em diversas disciplinas  como Superestrutura Metro-Ferroviária, Materiais de Construção Civil, Hidrologia, Topografia, Estruturas Metálicas, Concreto Armado, Pontes e Grandes Estruturas, Mecânica dos Solos e Fundações e Obras de Terra.  Desde 2013 é professor da Universidade São Judas (campus Mooca) onde ministra Fundações e Obras de Terra e laboratório de Mecânica dos Solos.

Ministra disciplinas técnicas e de Metodologia de Pesquisa em cursos de pós-graduação Latu-Sensu na FEI e na FESP (entre 2014 e 2016). 

Coordenou entre 1999 e 2016 as equipes da FEI em projetos acadêmicos de competição na área do Concreto de Alto Desempenho (CAD), sendo tais equipes premiadas e vencedoras em diversos concursos promovidos pelo IBRACON entre 2007 e 2016. 

É criador e coordenador do Concurso Travessia FEI de pontes de palitos de sorvete, concurso para o público interno e do Ensino Médio, promovido anualmente pela FEI desde 2009.

Desenvolve pesquisas sobre aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área de engenharia, em parceria com docentes dos Departamentos de Matemática e da Ciência da Computação da FEI.

Acumula desde 2002 o cargo de Coordenador do Curso de Engenharia Civil da FEI, trabalhando na reformulação do Projeto Pedagógico de Curso com base em Competências, auxiliado fortemente por sua equipe de docentes e professores em tempo integral, por ele coordenada.

É consultor em Engenharia Geotécnica, palestrante e é convidado para diversas entrevistas a canais de TV sobre assuntos envolvendo Engenharia Civil.

Com tal bagagem, acredita que o desenvolvimento do Brasil depende de uma Educação de alto nível, principalmente no ensino fundamental, e de uma Engenharia de excelência, como um indutor de desenvolvimento, sem o quê não é possível alavancar o PIB e nem a renda per capita.